Confira como evitar o ressecamento da pele

Rosto ikesaki - 18.08.2016 19:36, Dermo, Destaques, Tendências

No inverno, a pele tende a sofrer com o ressecamento, em virtude de fatores como as temperaturas baixas, ação do vento, banhos quentes, dentre outros. Da mesma forma, em temperaturas mais quentes como no verão, a epiderme fica desidratada e ressecada devido à exposição solar. Então, lidar e combater o ressecamento é, certamente, um desafio e uma necessidade em qualquer mês e época do ano.

E para não deixar a pele ressecada e sem hidratação, alguns cuidados básicos diários podem ajudar a manter o equilíbrio no manto hidrolipídico (camada protetora da pele) e evitar que a epiderme sofra com a eliminação de água, o que causa o temido ressecamento, segundo Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos. Confira abaixo algumas orientações básicas que podem ser incorporadas ao cotidiano:
Produtos para hidratação da pele

A principal dica contra o ressecamento é priorizar a hidratação, com uso de cosméticos em todas as épocas do ano, seja no corpo e face. “Quando estamos bem hidratados, protegemos mais a nossa pele das agressões externas. Ela é a nossa primeira barreira de proteção e, quando está desgastada e com falhas, é uma porta aberta para invasão, com danos causados pelos raios solares, microrganismos, bactérias e sujeiras. Tudo isso pode causar irritações, inflamações e também o envelhecimento precoce”, afirma.

Protetor solar e hidratação pós-sol

O protetor solar é de uso obrigatório em todos dias e em qualquer estação, para evitar manchas na pele e o envelhecimento cutâneo. Além disso, Mika ressalta a importância em utilizar hidratantes pós-sol. “Esses produtos possuem ativos essenciais para reestabelecer as defesas naturais da pele, também com um sistema antioxidante avançado e componentes com efeito calmante e anti-inflamatório”, segundo Mika.

Quem costuma optar por banhos com água muito quente e demorados ajuda a pele quanto ao ressecamento. “As altas temperaturas da ducha comprometem a proteção e integridade da epiderme e a deixa desidratada, com a perda da oleosidade natural”, afirma. Durante o banho, também é importante optar por sabonetes suaves ou neutros e com poder de hidratação.

“Esses produtos precisam conter ativos que formem um filme e proteja a pele de forma mais efetiva. Podemos utilizar produtos com alta carga de manteigas e lipídeos. A manteiga de karité, por exemplo, é um excelente repositor de função de barreira”, explica a profissional.

Dieta balanceada e beber água

O consumo adequado de água ajuda a manter a pele hidratada, além de ser fundamental para a saúde, como um todo. Também é essencial consumir alimentos ricos em vitamina A (brócolis, batata doce), vitamina C (laranja, morango), vitamina E (couve, amêndoas), complexo B (carne vermelha, derivados do leite) e proteínas (feijão, ovos).

compartilhar:

ikesaki

492 publicações

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Conteúdo Relacionado