Bê-á-bá da pele: como manter o seu rosto sempre viçoso

shutterstock_174467273 ikesaki - 25.04.2016 15:40, Dermo

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ter uma pele macia, hidratada e com aparência jovem e saudável é mais fácil do que se imagina. Não é necessário ter um armário recheado de cremes e fórmulas milagrosas, basta seguir três passos básicos: limpeza, tonificação e hidratação.

“Essas três etapas fazem parte de um ritual importante para restaurar o equilíbrio natural da pele e mantê-la bonita”, afirma Amilton Macedo, dermatologista (SP). Entenda cada uma delas!

Limpeza

O que é: a limpeza da pele é um procedimento que consiste em remover a maquiagem, a oleosidade, as células mortas e a sujeira que se acumula no rosto ao longo do dia, podendo causar acne e um desequilíbrio na cútis.
Como fazer: limpe a pele duas vezes ao dia com sabonetes suaves, líquidos ou cremosos ou com mousse de limpeza. Lembre-se que o pH deve estar neutro. “Sabonetes com tensoativos derivados da oliva são ideais por serem menos agressivos”, afirma Amilton.

Tonificação
O que é: etapa fundamental para fechar os poros, restaurar o pH fisiológico da pele e complementar a limpeza. Existem dois tipos de tônicos: comum e adstringente. O primeiro é indicado para peles normais a secas; já o segundo é recomendado para peles mistas a oleosas.
Como fazer: use o tônico duas vezes ao dia depois da higienização com sabonetes.

Hidratação
O que é: ela é responsável por devolver à pele os componentes essenciais para manter o viço e a beleza perdidos no dia a dia com poluição, sol, envelhecimento e contato com agentes agressivos.
Como fazer: use hidratante duas vezes por dia. “O ideal é optar por produtos que contenham filtro solar na fórmula”, destaca Adriana Braga, fisioterapeuta dermato funcional (SP).

De acordo com a especialista, é imprescindível que esses processos sejam feitos diariamente. Mas, lembre-se: “Os produtos devem ser sempre de acordo com o seu tipo de pele. Não é porque fez bem para uma amiga que terá o mesmo efeito em outra. O ideal é conversar antes com uma especialista que irá indicar os produtos corretos”, aconselha a profissional.

Por Redação
Foto Shutterstock

compartilhar:

ikesaki

492 publicações

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Conteúdo Relacionado