Aprenda como manter sua pele sempre bonita com apenas cinco dicas!

Pele ikesaki - 02.05.2016 12:25, Dermo, Destaques, Tendências

Impedir o envelhecimento é algo que a ciência humana ainda não consegue fazer. A pele, assim como tudo no nosso corpo, com o passar dos anos, perde a elasticidade e a luminosidade, e surgem rugas, marcas de expressão, manchas e flacidez. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o tempo não é o único fator determinante. Ações como fumar e não usar filtro solar também influenciam diretamente nesse processo.

Se o objetivo é alcançar uma pele bonita e saudável, saiba que atitudes simples, implantadas no dia a dia, podem fazer a diferença, dispensando a necessidade de cirurgias plásticas ou tratamentos caros.

Listamos cinco hábitos que podem estar sabotando sua saúde. Saiba como corrigi-los o quanto antes!

1. Esquecer o filtro solar
Achar que protetor solar é para ser usado somente em dias ensolarados, na praia ou na piscina é um dos erros mais comuns, e um dos mais perigosos. “Apesar de não percebermos, a radiação ultravioleta continua sendo emitida em dias nublados”, alerta a dermatologista Silvia Zimbres (SP).
Como se cuidar: aplique diariamente o protetor solar, mesmo em dias chuvosos e sem sol. Dessa maneira, você evita manchas e vasinhos, além do envelhecimento precoce.

2. Limpeza de pele em excesso
Neste caso, acontece o efeito rebote. Quando lavada em excesso, a pele oleosa produz mais óleo; a seca perde o manto hidrolipídico, o que piora o ressecamento; e a mista sofre as duas consequências.
Como se cuidar: o ideal é higienizar a pele, no máximo, uma ou duas vezes ao dia.

3. Fumar
A nicotina causa vasoconstrição periférica, ou seja, o fluxo sanguíneo da pele diminui. “Isso significa menor oferta de nutrientes e de oxigênio, o que constitui um envelhecimento prematuro com diminuição da produção de colágeno”, explica a dermatologista Valeria Campos (SP).
Como se cuidar: “Um cigarro por dia já é o suficiente para fazer a pele envelhecer mais rápido. Portanto, a tolerância é zero. Tem que parar ontem de fumar”, reforça a especialista.

4. Dormir com maquiagem
O sono é o momento em que a pele precisa respirar. “Se dormimos com maquiagem, os poros ficam obstruídos, e ainda há oleosidade excessiva. Assim, aumenta a chance de envelhecimento precoce”, diz Silvia.
Como se cuidar: remova toda a maquiagem com um demaquilante e use um adstringente para melhorar o aspecto da pele.

5. Esquecer dos cremes noturnos
Os cosméticos e cremes noturnos devolvem nutrientes essenciais para nossa pele, que estimulam os processos de reparação e regeneração celular. As substâncias mais utilizadas são as clareadoras, como o ácido retinoico e a hidroquinona. É bom lembrar que não podem ser usadas durante o dia, nem mesmo se acompanhadas de protetor solar.
Como se cuidar: o creme noturno deve ser aplicado no rosto inteiro, após limpá-lo e tonificá-lo e, pelo menos, 15 minutos antes de se deitar, para que não fique todo no travesseiro. Ao acordar, lave bem o rosto e passe o protetor solar para não desperdiçar os benefícios alcançados à noite.

Por Jaqueline Palma

compartilhar:

ikesaki

492 publicações

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Conteúdo Relacionado